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Suspensão
Como a suspensão pode interferir no desempenho do seu carro

A suspensão é o sistema responsável por reduzir os impactos causados, pelas irregularidades da pista, aos passageiros do automóvel. Os componentes desse sistema devem contribuir com a estabilidade do carro, absorvendo as assimetrias do solo para que o condutor consiga dirigir adequadamente e os passageiros permaneçam confortáveis no veículo. Quando um carro está com a suspensão em más condições a sua aderência ao chão fica limitada, causando instabilidade e, em consequência, uma derrapagem durante as curvas. Para que isso não aconteça certifique-se sempre de que os componentes da suspensão estão em boas condições e com a manutenção em dia.
Componentes da Suspensão
Molas Existem diversos tipos de mola para suspensão. A maioria dos veículos utiliza a helicoidal, que é formada por uma barra de aço cilindrica, enrolada em forma de espiral. Existem também as de torção, usado em modelos como Fusca e Kombi e as semi-elípticas (utilizadas em veículos de carga). A mola é o componente que absorve o impacto sofrido pelo carro ao passar por qualquer irregularidade do solo. Ao colidir com um objeto, a mola se torce sobre seu eixo e reage para voltar à forma original, amortecendo o choque.
Amortecedor O objetivo do amortecedor é eliminar a energia e as constantes vibrações absorvidas pela mola, durante a passagem por uma lombada ou buraco. A peça conta com um tubo de pressão e um reservatório com óleo, onde há uma parte preenchida com ar ou com gás nitrogênio (pressurizados). Esse conjunto funciona com a passagem do óleo do reservatório para o tubo de pressão. Quanto mais difícil for a passagem do óleo para o tubo, mais eficiente será o amortecimento. Se a peça sofre um esforço repetitivo por muito tempo, acaba perdendo sua função, pois o óleo fica mais fino, o que torna mais fácil a passagem do reservatório para o tubo. Quando isso acontece, o pressurizado se mantém eficiente por mais tempo.
Barra Anti- rolamento É uma barra que interliga as torres da suspensão, com a finalidade de neutralizar a inclinação da carroceria provocada pelas curvas fortes. O carro pode ter barra estabilizadora na dianteira ou na traseira, isso vai variar de acordo com o projeto do veículo. A ausência ou mau estado da barra anti-rolamento pode causar derrapagens e acidentes.
Braços de Apoio São usados como suporte das molas e amortecedores, responsáveis pela fixação do conjunto da suspensão de cada roda à carroceria. Em uma das extremidades o braço é ligado à carroceria por meio das buchas de borracha e na outra é ligado à coluna de suspensão pelo pivô ou junta esférica. As buchas de borracha fazem com que o braço oscile para cima e para baixo sem fazer ruídos. O pivô ou junta esférica permite que a coluna gire em seu próprio eixo promovendo a direção.
Batentes Os batentes são responsáveis por minimizar as as batidas da mola, e assim, evitar que o amortecedor seja atingido no final do curso, pois essa reação pode danificá-lo. Para garantir que essa peça cumpra sua função adequadamente, sempre que fizer alinhamento ou manutenções na suspenção verifique se este componete está fantando ou danificado.
Coifas Esse componente protege a junta homocinética (peça articulada que liga o semieixo à roda), a caixa de direção e o amortecedor de agentes externos, como água, areia, terra e outros. Se estiverem rasgadas, deformadas ou com abraçadeiras soltas podem permitir que o lubrificante seja contaminado e comprometer a durabilidade do conjunto homocinético. O ideal é fazer manutenções preventivas no veículo, mas quando isso não é possível fique alerta. Alguns sinais podem mostrar que já chegou a hora de fazer reparos ou trocar seu kit de suspensão. Óleo ou umidade do lado de fora do amortecedor revelam vazamento, declínio no controle, baixa absorção dos impactos, saltos excessivos ao passar por depressão nas estradas mostram que já é hora de substituir o sistema de suspensão do seu carro. Fonte: Sobre Carros, Portal G1, Blog Se meu carro falasse, Infomotor.