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Rodas
Rodas de liga leve: ter ou não ter?

As rodas de liga leve assumiram um patamar bem diferente de ser apenas uma utilidade de segurança. Elas representam status e estão entre os itens mais cobiçados dos fissurados por veículos. Mas afinal, qual é a diferença entre uma roda de aço e uma de liga-leve? Veja as características de ambas para fazer a escolha correta: Rodas de liga leve
Características Podem ser compostas por alumínio, silício, titânio ou qualquer outro metal leve. Por ter o processo de fabricação mais sofisticado, são rodas fundidas, têm a vantagem de possibilitar a criatividade dos designers, podendo assumir diferentes tamanhos, larguras, cores e estilo, mais ousados e detalhados.
Vantagem -Boa resistência -Economia de combustível, pois o carro necessita de menos esforço para se locomover. -Melhor conservação do sistema de frenagem, pois o alumínio, bom condutor térmico, esfria mais rápido do que o aço. -Seguras -Valorização do veículo -Estética incomparável
Desvantagem As de liga costumam quebrar com o impacto ao invés de entortar, o que impede o uso. Já as rodas de aço têm uma capacidade maior de entortar sem quebrar. Além disso, dependendo do problema não é possível ser consertada, sem contar que é preciso de uma oficina especializada para realizar este serviço, que não é simples. Outra desvantagem é o preço, que pode chegar a 9 vezes mais que uma convencional. É preciso ter cuidado, ainda, com o tamanho da roda que será colocada para evitar problemas. Além de ser contra a lei, a alteração de rodas para uma maior pode tornar o carro mais duro, pesado e com maior gasto de combustível. A velocidade também é afetada, já que ela é calculada de acordo com as rotações por minuto (RPM). Se a roda for maior ou menor do que a indicada, o velocímetro pode mostrar uma velocidade que não é real, trazendo riscos como multas, falta de tempo para manobras de emergência e outros.
Rodas de aço
Característica São as mais populares e mais produzidas no mercado, equipando a maioria dos carros que saem de fábrica. Mais simples, pois são estampadas e não fundidas e podem ser montadas com calotas.
Vantagem -Boa resistência -Preço -Seguras -Fáceis de serem recuperadas após impactos -Práticas, pois a maioria das oficinas tem mão-de-obra para este serviço -Variação de calotas Desvantagem A desvantagem fica com o peso das rodas, geralmente 20% mais pesada, e com a estética, que não é muito apreciada.
Dicas: Faça sempre as revisões necessárias e, ao ter algum impacto, conserte a roda o mais rápido possível. Lembre-se ainda que é importantíssimo conhecer a marca da sua roda, se é confiável, tem boa construção e tecnologia, e ainda se está de acordo com o seu pneu, cuidando de manter a altura original da roda.