Av. Antônio Marquês Figueira, 1661 - Vila Figueira

Embreagem
Embreagem

-O que é? A embreagem é um equipamento situado entre o motor e a caixa de câmbio, composta de três partes básicas: rolamento da embreagem, platô e disco. O platô é fixado diretamente no volante do motor. O disco é fixado no eixo piloto da transmissão. O eixo piloto possui estrias para fixar o disco, e a sua parte externa se apoia no rolamento, que fica preso à parte interna do volante.

-Para que serve? Os veículos precisam da embreagem para unir algo em movimento com alguma coisa que está parada. No caso, quando o motor do carro está em rotação e a transmissão, conectada às rodas, não está girando. A embreagem serve então para fazer essa junção, de maneira suave e tranquila. Ela é responsável por transmitir a força produzida pelo motor para a caixa de câmbio, e desta para os demais componentes do sistema de transmissão, além de também ter a importante função de filtrar as vibrações geradas pelo motor, diminuindo ruídos e desgastes dos componentes da transmissão. Além disso, a embreagem também é responsável por permitir trocar as marchas do carro, definindo uma força adequada ao motor e ainda, dando estabilidade ao mesmo tempo, o que permite parar sem precisar desligar o carro.

-Nelson Pneus recomenda: não existe uma quilometragem ou um período de tempo exato que determine quando devemos trocar a embreagem do carro. Isto é, devemos apenas trocá-la no momento em que notemos que não funciona corretamente. Um sintoma claro de que a embreagem precisa ser trocada é se notarmos que, quando queremos seguir em frente ou em uma ladeira, ao acelerarmos, o motor acelerar sem realmente aumentar a velocidade. Fique atento a qualquer ruído ou mal funcionamento, e faça a revisão do motor frequentemente.